Na última sexta-feira (26), o Diário Oficial da Bahia publicou a lei nº 14.670, de 25 de abril de 2024, que institui o dia 21 de setembro como data a ser comemorada, anualmente, como o Dia do Auditor Fiscal no estado. A escolha veio pela data ser o dia de São Mateus, que exercia a profissão de coletor de impostos, antes de ser apóstolo. Com isso, a norma reconhece o mérito desses profissionais e a importância das suas atividades para a estruturação e desenvolvimento da sociedade.
Segundo a deputada estadual, Fabíola Mansur, autora do projeto de lei, o estabelecimento do dia específico serve para conscientizar acerca da essencialidade das atividades dos auditores e a importância do recolhimento dos tributos.
Além disso, o Instituto de Auditores Fiscais da Bahia (IAF Sindical) ressalta que os profissionais da categoria são indispensáveis ao funcionamento do Estado, permitindo que sejam disponibilizados os recursos estatais necessários ao atendimento dos anseios sociais.
“Sem o trabalho do auditor fiscal, torna-se assimétrica a relação entre Estado e sociedade civil e os prejuízos são sentidos por todos. É preciso reconhecer o valor deste profissional. O aperfeiçoamento da sociedade e também do Estado depende do bom desempenho das funções de arrecadação e fiscalização dos tributos, porque é deles que provêm as melhorias e desenvolvimentos sociais propiciados pelo Poder Público”, declarou Marcos Carneiro, presidente da entidade.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.