Dia Nacional do Axé Music é sancionado. Foto: Ricardo Stuckert

No ano em que o Axé Music completa 40 anos, mais um marco para a história do movimento é conquistado. Nesta quarta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei que institui o Dia Nacional do Axé Music, em 17 de fevereiro. A data em questão faz referência ao domingo de carnaval de 1985, momento em que o movimento musical foi lançado — segundo a autora do projeto a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA). Além disso, 17 de fevereiro faz alusão ao lançamento da música ‘Fricote’, de Luiz Caldas, considerada o pontapé inicial para o gênero.

Estavam presentes na sanção, a cantora Daniela Mercury; o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro; e a ministra da Cultura, Margareth Menezes. “O movimento musical nasceu em Salvador e conquistou o mundo. Mistura de ritmos, ancestralidade e potência cultural, é também economia criativa, geração de empregos e identidade da nossa terra. Viva a Axé Music! Viva a Bahia”, disse o senador Jaques Wagner, também presente na cerimônia.

Uma expressão que incorpora influências do samba-reggae, frevo, ijexá e outros ritmos afro-brasileiros, o Axé Music vai além da música. O movimento cultural promove a valorização da diversidade e do resgate às raízes afrodescendentes.

Em entrevista ao Anota Bahia, Luiz Caldas falou um pouco da importância do movimento: “A contribuição do Axé para a cultura baiana é muito rica. Olha o tanto de artista que o Axé Music impulsionou a carreira. É muita gente boa. E a cultura baiana influenciou o Axé Music porque nós que somos compositores, nós somos cronistas, né? E a Bahia, a cultura da Bahia, ela nos mostra coisas maravilhosas o tempo todo. É só prestar atenção e escrever”, disse.

Carnaval Olodum. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify