Dilma Rousseff e Lula. Foto: Ricardo Stuckert.
Dilma Rousseff e Lula. Foto: Ricardo Stuckert.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do seu primeiro compromisso oficial na viagem à China nesta quinta-feira (13). Em Xangai, o petista participou da cerimônia de posse de Dilma Rousseff como presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), o banco do Brics. O bloco é formado por países de economias emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China, e África do Sul. O banco também tem como membros Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai.

O objetivo do NDB é dar apoio financeiro a projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável para países-membros do Brics. Os integrantes do grupo somam uma população de 3 bilhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 25 trilhões.

“Vamos desenvolver modelos de financiamento inovadores, capazes de alavancar recursos públicos e privados para obter o máximo impacto. Captaremos recursos dos mais diversos mercados mundiais, em diferentes moedas, com renminbi e euro. Buscaremos financiar nossos projetos em moedas locais, privilegiando os mercados domésticos e diminuindo a exposição às variações cambiais. Nosso objetivo é construir alternativas financeiras robustas para os países-membros”, discursou Dilma.

A primeira presidenta do Brasil participou da fundação do NDB no seu primeiro mandato, durante uma reunião com os líderes do Brics em Fortaleza-CE, em 2014. Dilma ficará à frente do banco até julho de 2025 e, para isso, passa a residir em Xangai.

Também participaram da cerimônia o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; e a primeira-dama Janja da Silva. O presidente Lula discursou no evento e afirmou que o banco do Brics será o maior banco de investimento para os países em desenvolvimento.

“Nenhum governante pode trabalhar com a faca na garganta porque está devendo. […] Não cabe a um banco ficar asfixiando as economias dos países, como estão fazendo com Argentina, o Fundo Monetário Internacional [FMI]. E como fizeram com o Brasil e com todos os países do terceiro mundo que precisaram de dinheiro”, afirmou Lula.

Dilma Rousseff. Foto: Ricardo Stuckert.
Dilma Rousseff. Foto: Ricardo Stuckert.
Rodrigo Pacheco, Dilma Rousseff e Lula. Foto: Ricardo Stuckert.
Rodrigo Pacheco, Dilma Rousseff e Lula. Foto: Ricardo Stuckert.
Lula. Foto: Ricardo Stuckert.
Lula. Foto: Ricardo Stuckert.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.