Neste domingo (26), o Prêmio Sim À Igualdade Racial será exibido na TV Globo, após o Fantástico, com um compilado dos melhores momentos do evento. Participando da produção, o jornalista baiano Dimas Novais é o responsável pelo roteiro da premiação. Promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID BR), a iniciativa busca mostrar que é possível acelerar mudanças sociais, apresentando poesias, músicas, danças e protesto. Durante a premiação, se apresentaram artistas como Alcione, Marcelo D2, Xamã, L7, Fat Family, Péricles, Seu Jorge e a baiana Xênia França.
“Além de dar holofote para pessoas negras e indígenas que estão movimentando a sociedade brasileira na promoção de equidade, o Prêmio Sim quer inspirar através de práticas inovadoras e celebrar nossa gente”, conta Dimas. Outras cinco pessoas e intuições representam a Bahia como finalistas, como a ilustradora, Yacunã Tuxá; a Escola afro-brasileira Maria Felipa; o advogado e ativista, Dinamam Tuxá; a promotora do MP-BA, Lívia Sant’Anna Vaz; e a empresária e ativista, Monique Evelle.
Além de roteirizar o Prêmio Sim À Igualdade Racial, Dimas também é um dos criadores, curadores e roteiristas do Festival Negritudes Globo, que desembarca no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, no dia 18 de julho. “A luta antirracista se faz com diálogo, acolhimento e ação. Realizar esses eventos e dar oportunidade de nossa gente negra se ver no palco, nas telas, nos bastidores, é colaborar com novos horizontes de um mundo melhor para todo mundo”, declara o jornalista baiano.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify