Academia Salvador – Dique do Tororó. Foto: Fotos: Valter Pontes/Secom PMS

No último sábado (22), aconteceu a inauguração da Academia Salvador no Dique do Tororó, primeira academia ao ar livre gratuita na capital baiana. Na ocasião, estavam presentes o prefeito Bruno Reis e o titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães. O equipamento, que funcionará com a orientação de educadores físicos, tem como objetivo incentivar e facilitar o acesso à prática de exercícios físicos, promovendo saúde e qualidade de vida à população, funcionando de segunda a sábado mediante agendamento.

Além dos aparelhos de musculação, o espaço terá a possibilidade para a realização de atividades como yoga, capoeira, zumba e boxe, e estará sob o olhar de profissionais qualificados e pelo monitoramento 24h da Guarda Civil Municipal (GCM). “Vamos ter 20 Academias Salvador, a primeira sendo instalada aqui no Dique do Tororó, com 200 m² e que já entra em funcionamento hoje, e as demais espalhadas pela cidade, levando em consideração áreas onde as pessoas costumam realizar caminhadas e corridas no entorno”, conta Bruno Reis, que também informou que os equipamentos resistem ao sol e à chuva semelhantes aos utilizados nas academias de Los Angeles, no Estados Unidos. São 18 máquinas em inox, halteres de um 1kg a 18kg, estofado naval para maior resistência ao clima e articuladas.

O prefeito reforçou a importância da prática de atividades físicas para uma vida mais saudável, mas também pelo seu poder social. “A musculação, por exemplo, ajuda a inibir o Alzheimer, o diabetes, as doenças do coração e também o câncer. Além disso, o esporte é ferramenta de inclusão social, mostrando às crianças e jovens a importância do foco, da disciplina, da hierarquia e ajuda a afastá-las da criminalidade e das drogas”, afirmou.

Já Junior Magalhães, acredita que a iniciativa não apenas promove a saúde e o bem-estar da população, mas também serve como um espaço essencial para a inclusão social. “Queremos oferecer oportunidades iguais para todos os cidadãos de Salvador, independentemente de sua condição socioeconômica, para que possam desfrutar dos benefícios da prática de atividades físicas em um ambiente acolhedor e acessível. Não é só uma estação de musculação, mas também de cidadania”, ressaltou.

Academia Salvador – Dique do Tororó. Foto: Fotos: Valter Pontes/Secom PMS
Academia Salvador – Dique do Tororó. Foto: Fotos: Valter Pontes/Secom PMS
Bruno Reis na Academia Salvador – Dique do Tororó. Foto: Fotos: Valter Pontes/Secom PMS

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  Facebook, InstagramLinkedIn e Spotify