O soteropolitano Elísio Lopes Jr, que assinou a direção artística do Prêmio Sim à Igualdade Racial, também assinou a direção artística e o roteiro de live que deu origem ao documentário “Iza convida: A criatividade além do espetáculo”, com a cantora Iza.
Lançado este mês na Globoplay, o documentário traz o afro-futurismo em sua estética, desde a composição até o figurino, e mostra os bastidores do show apresentado no canal da Devassa em 21 de novembro de 2020. Dentre os participantes, encontram-se Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Larissa Luz, Lazzo e Matheus Aleluia.
“Essa intervenção artística consistiu na manifestação da arte e sua concretização em zonas urbanas a partir de um grupo de artistas que objetivam transmitir, questionar e transformar a partir de suas narrativas sobre as histórias de luta ancestral”, define Elísio. E completa: “Colocar a minha escrita e a minha direção em projetos como esse é para mim uma missão. Nós precisamos saber quem veio antes de nós, o que já foi feito no combate às desigualdades e levar esse bastão à frente”.