O segundo dia do 1º Congresso de Direito e Sustentabilidade foi aberto com um painel sobre Transição Energética. O evento, que acontece no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, recebeu Ricardo Tili, diretor da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. A discussão também contou com a presença de Efrain Cruz, o secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia e André Joazeiro, secretário de Ciência e
Tecnologia da Bahia.
Em sua apresentação, Ricardo apresentou dados oficiais da ANEEL, a exemplo de que no Brasil hoje há 88 milhões de consumidores de energia, 105 distribuidoras e 179.311km de linhas de transmissão. Desde a criação da ANEEL, já houve R$ 425 bilhões em geração, R$ 419 bilhões em distribuição, sem necessidade de investimento do dinheiro público.
“A Bahia tem 465 empreendimentos de geração em operação, sendo 280 de geração eólica e 47 de geração solar”, disse. “Precisamos substituir o consumo de combustível fóssil, por eletricidade. Então para onde vamos? Primeiro ponto, abertura de mercado. O consumidor vai comprar energia de quem ele quiser, vamos acabar com o monopólio. Além disso, manter um sistema seguro e sustentável, recursos energéticos distribuídos, preços adequados e aproximação do setor financeiro”, completou ele.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify