Em um duro e importante depoimento, a escritora Djamila Ribeiro comentou, através de suas redes sociais, um artigo desrespeito publicado no jornal Folha de São Paulo sobre o falecimento da cantora Marília Mendonça. No texto, o autor Gustavo Alonso faz comentários sobre a aparência física e a voz de Marília. “Nunca foi uma excelente cantora. Seu visual também não era dos mais atraentes para o mercado da música sertaneja”, escreveu.
Djamila Ribeiro rebateu os comentários. “Li perplexa uma ‘análise’ na Folha de São Paulo sobre a cantora Marília Mendonça. Entre alguns abusos, comentários sobre seu corpo e o fato do autor não a considerar uma boa cantora. Imediatamente pensei: qual a necessidade dessas afirmações senão para marcar um lugar de uma suposta superioridade?”, indagou a escritora.
“O autor do texto realmente acredita que sua opinião é um discurso de verdade e que mulheres devem ser avaliadas pela sua forma física. Homens cantores, por mais que estejam fora de um determinado padrão estético, não recebem o mesmo tipo de comentário. É sempre esse desrespeito com mulheres, falam do corpo, do relacionamento, em vez de falarem sobre o trabalho e as conquistas delas, como se tivéssemos sempre que nos justificar. Ocorre que a cantora morreu de um jeito trágico e nem assim é poupada. Falta de respeito com sua história e trajetória, com seus entes queridos. DE MULHER PRA HOMEM: SUPERA!”, concluiu.