Neojiba. Foto: Divulgação.

Antes mesmo de ser exibido, o filme “Neojiba – Música que transforma“, dirigido por Sergio Machado e George Walker Torres, já está fazendo história. A obra foi selecionada para a competição nacional da 12ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical. Este ano, devido à pandemia, pela primeira vez o festival será realizado inteiramente online e poderá ser acompanhado em todo o país, de 09 a 20 de setembro.

Enquanto isso, nas redes sociais do Neojiba já circulam imagens do documentário mostrando o concerto na Philharmonie de Paris com a orquestra tocando o Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu. O teaser já alcançou a impressionante marca de 2,6 milhões de views, além de 80 mil compartilhamentos.

O projeto do documentário, que será exibido no Canal Curta no mês de dezembro, foi viabilizado através da linha de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual e ANCINE em parceria entre o canal e a produtora baiana Janela do Mundo, com produção associada com o Instituto de Desenvolvimento Social pela Música e a produtora Macaco Gordo.