Pedro Dantas, Antônio Rocha e Genilson Brito, da Equipe Cafeína. Foto: Acervo Pessoal.

Na última quinta-feira (14), aconteceu o lançamento do documentário “Ocean Ride: da Bahia para a NASA”, no Teatro Sesc Senac Pelourinho, em Salvador. O audiovisual aborda a conquista da Equipe Cafeína, formada por jovens universitários baianos, os quais representaram o Brasil de forma inédita na NASA Space Apps Challenge, conquistando o título. O desafio é a maior maratona de inovação do mundo, reunindo entusiastas da ciência e do espaço.

O produto narra a viagem da equipe baiana até os Estados Unidos, onde os líderes Antônio Rocha, Genilson Brito e Pedro Dantas apresentaram o dispositivo “Ocean Ride”, a convite da NASA. A inovação tem como objetivo limpar os oceanos por meio da coleta de microplásticos. Desse modo, dando mais visibilidade ao movimento de solucionar o desafio ambiental.

Em conversa com o Anota Bahia, Antônio conta que o filme sempre passou pela a cabeça do grupo, com um grande potencial de impactar outras pessoas com a história e as suas experiências com o projeto. “Ontem visualizamos isso nos rostos e olhares. Foi surreal! Até agora a ficha ainda está caindo, mas o sentimento de realização é enorme”, expõe.

Em seguida, ele revelou que a da data de lançamento, 14 de março, é exatamente a mesma do período em que estavam no torneio da NASA. “Ontem voltamos para lá de uma maneira digital, revisitando a experiência e voltando a sentir o frio que sentimos em Boston“, comenta.

De acordo com Antônio, o objetivo é disponibilizar o documentário até o fim de 2024, com possibilidade de hospedagem no YouTube. No entanto, estão analisando todas as opções com o intuito de alcançar o maior número de pessoas que podem.

“O sentimento de esperança é o que fica. A esperança de impactar o mundo não só pelo filme, mas também por meio do projeto e do nosso trabalho com a educação, e impactar mais jovens que queiram estar ganhando a NASA todo ano, e se destacando na ciência e posicionando o Brasil no cenário”, declara Antônio.

Além de destacar a trajetória desde a Bahia até instituições como Harvard e MIT, o audiovisual também reforça o compromisso com a educação e o impacto global desta iniciativa. Segundo a secretária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, a produção dos campeões mundiais, mostra como a capital baiana tem crescido com um grande potencial e se destacado como um polo de criatividade, inovação e empreendedorismo.

Equipe Cafeína. Foto: Reprodução/Redes Sociais.
Genilson Brito, Pedro Dantas e Antônio Rocha. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,   FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.