Na Operação Alquimia, realizada pela Polícia Federal em 2011 contra sonegação fiscal na Bahia e em outros estados, 37 pessoas foram presas, 150 empresas invadidas no Brasil e mais de 80 pessoas coercitivamente levadas para depoimentos. O inquérito policial foi trancado sem qualquer nome ser denunciado, mas até hoje sofrem consequências financeiras e morais.
“Foi a maior operação desastrosa do Brasil em termos de força-tarefa do Ministério Público e da Receita Federal”, nos disse o empresário, advogado e membro da Associação Comercial da Bahia, Paulo Cavalcanti, um dos personagens principais do documentário “Alquimia da Verdade”, que estreia neste sábado (08), às 19h20, na TV Aratu.
“O documentário chama atenção para as injustiças causadas pelas instituições federais que deveriam resguardar os cidadãos e suas empresas, ao invés de denegrir a reputação destas pessoas e instituições impactadas até hoje”, completou Cavalcanti. A Operação Alquimia faz 10 anos em agosto de 2021 e a série foi produzida pelo AratuON em parceria com a Mantu Filmes e direção de Murilo Deolino e Filipe Louzado.