O documentário “Dessa Arte Eu Sei Um Pouco”, que estreia na Saladearte do CineMAM no próximo dia 14 de novembro, conta sobre o legado de Paulo dos Anjos, um dos mais importantes mestres de capoeira. O filme, dirigido pelo cineasta e capoeirista Cled Pereira, reúne as memórias de três discípulos do mestre: Jaime de Mar Grande, Jorge Satélite e Rene Bittencourt. A obra, em cartaz até o dia 20 de novembro em Salvador, ganhará uma sessão especial de debate com o diretor e alguns dos mestres de capoeira convidados no próximo dia 15.
O primeiro longa-metragem de Cled Pereira relata as vivências e os ensinamentos de Mestre Paulo dos Anjos, uma figura icônica no movimento e defesa da capoeira angola na Bahia. “É um filme sobre capoeira, mas que também fala sobre solidariedade e companheirismo entre homens negros que encontraram na capoeira um ambiente agregador que transformou suas vidas”, conta o diretor.
“A capoeira é uma enciclopédia de saberes que não foram gravados em livros, mas no corpo e pela oralidade. Pelas músicas, brincadeiras, de rituais, de lutas, de saberes corporais infinitos, especialmente a Capoeira Angola que tem uma conexão forte com a ancestralidade”, completa Cled.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify