Dr. Henrique Salvador. Foto: Divulgação.
Dr. Henrique Salvador. Foto: Divulgação.

Presidente do Conselho de Administração da Rede Mater Dei de Saúde, o médico especialista em ginecologia e mastologia, Dr. Henrique Salvador, será nomeado Membro Titular da Academia Nacional de Medicina (ANM), nesta sexta-feira (14). A concessão do título de Honorário da ANM reconhece profissionais da área de saúde que se destacam com trajetórias e realizações que contribuem para o avanço da medicina e possuem grande valor para a humanidade. Com a posse, realizada em sessão solene na sede da academia, no Rio de Janeiro, o profissional se tornará membro Imortal da instituição.

A vaga ocupada pelo médico é de Membro Titular da cadeira 61, da Secção de Cirurgia, que tem como Patrono Luís Cunha Feijó, conhecido como o primeiro praticante da cesariana no país. “Estou muito honrado em receber esse reconhecimento, pois é algo que eu almejava há algum tempo. E, após apresentar meu memorial científico, contando com o trabalho desenvolvido no serviço de mastologia da Rede Mater Dei, entre outras realizações, fui eleito por meio de uma votação expressiva para ocupar a cadeira 61”, declara o Dr. Henrique Salvador.

Com 42 anos de carreira, graduado em Medicina em 1982, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a trajetória do especialista passa por instituições de peso na Inglaterra, EUA, Alemanha e Canadá. Presidente do Conselho de Administração da Rede Mater Dei desde 2023, Salvador já foi coordenador do serviço de ginecologia e obstetrícia e diretor do Centro de Estudos da rede. Além de ex-presidente do Conselho de Ética da Sociedade Brasileira de Mastologia, do qual é membro desde 1998, o médico também atua como membro titular da Academia Mineira de Medicina e da Academia Brasileira de Mastologia.

Fundador da Escola Brasileira de Mastologia, o médico também ocupa a posição de vice-presidente da Sociedade Mundial de Mastologia. Sua contribuição para o campo de saúde no Brasil é reconhecida por prêmios como a “Medalha de Honra da Inconfidência”, o “Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal de Belo Horizonte” e o “Prêmio Madame Durocher”. “Minha nomeação como um Imortal da ANM vem ao encontro de toda essa trajetória e legado não só do que desenvolvi em 42 anos de carreira, mas do que a Rede Mater Dei vem trabalhando ao longo de todo esse tempo, como uma instituição que vai além dos hospitais, sendo também fomentadora do conhecimento e da formação médica. Estamos todos muito contentes e orgulhosos por esse reconhecimento”, conclui o médico.

Dr. Henrique Salvador. Foto: Reprodução.
Dr. Henrique Salvador. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook, InstagramLinkedIn e Spotify