A médica Ana Amélia Viana. Foto: Reprodução.

O Prêmio Maria Felipa, realizado pela Câmara de Vereadores de Salvador, chega a sua 11ª edição hoje (25), quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, e entre as homenageadas está a médica oncologista baiana Ana Amélia Viana. Ela se tornou uma referência na defesa da igualdade social e de direitos, o que justifica a honraria.

A premiação, que este ano será on-line, é concedida a mulheres pretas cuja atuação contribuiu na luta contra o racismo – a exemplo daquela que dá nome ao prêmio, uma das heroínas da Independência do Brasil na Bahia. Seu objetivo é valorizar o trabalho realizado por mulheres negras latino-americanas que se destacam em diferentes segmentos na luta contra o racismo e pela conquista de direitos.

“Sou grata pela oportunidade de representar a comunidade crescente de profissionais de saúde pretos e pretas que vêm tão bravamente buscando espaço nos meios acadêmicos e assistenciais. Sei que falar em nome deles é tarefa de grande responsabilidade, mas também me enche de alegria”, disse Ana Amélia, que atua na Clínica Anna Paola Noya Gatto, na Cehon de Oncologia e no Hospital São Rafael.