A biomédica baiana, Dra. Jaqueline Góes é personagem de capa na nova edição da Revista Let’s Go, lançada nesta quinta-feira (1º), com o tema central “competência”. A professora ficou conhecida nacional e mundialmente por ter sido uma das responsáveis pelo sequenciamento da Covid-19 no país, poucas horas após o primeiro caso ser confirmado.
“Ter na nossa capa uma mulher negra, baiana, de origem humilde e que, com muito estudo e dedicação, tornou-se um dos nomes mais importantes no combate à COVID-19, sendo reconhecida mundialmente, nos orgulha muito”, afirma Verônica Villas Bôas, publisher da revista, em carta aberta.
Doutora em Patologia Humana e Experimental, a biomédica desenvolve pesquisas em nível de pós-doutorado no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e também integra o Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus. Em 2020, a baiana foi uma das cientistas escolhidas pela fabricante de brinquedos Mattel para ser homenageada com uma boneca Barbie sua.
“Eu sei o quão importante foi o sequenciamento, mas gosto de ressaltar os trabalhos de todos os quq fizeram parte dessa conquista. Esse mérito não surgiu da noite para o dia, mas foi, sim, o resultado de uma vida inteira de trabalho e dedicação“, declarou Dra. Jaqueline à Let’s Go.
A revista também traz o astronauta Rodrigo Carvalho Santiago, primeiro brasileiro a ser aceito no programa PoSSUM (Polar Suborbital Science in the Upper Mesosphere ou Programa de Qualificação para Astronauta Suborbital). Santiago esteve recentemente em Salvador, onde ministrou palestras para estudantes universitários, jovens aprendizes e empresários, além de representantes da área de Inovação da Bahia.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.