Ney Santos
Ney Santos. Foto: Mila Souza.

Acontece neste sábado (10), o lançamento da “54ª Travessia Mar Grande x Salvador“, no Village Itaparica, o antigo Club Med. Por lá, diversos convidados saberão todos os detalhes do evento esportivo, que será realizado no dia 1º de dezembro. Durante o evento, em conversa com o Grupo A TARDE e o Anota Bahia, o professor Ney Santos, que já coordenou 18 edições da prova, falou um pouco sobre a história e mudanças que aconteceram na travessia. O professor contou sobre as mudanças que tiveram nas embarcações até ao ponto em que resolveram usar barcos com reverso, para evitar acidentes.

“Quando eu fiz minha primeira prova em 1984, os guias dos barcos ainda eram a mesma, e nós tivemos uma experiência que foi negativa, porque houve uma virada considerável no mare nós tivemos problemas sérios. Inclusive na época, o professor Sérgio Silva estava guiando o Jorge Fernandes, que era campeão sul-americano e num determinado momento eu encontrei Sérgio, ele e a sua família”, comentou Ney. “Ele era quem estava remando porque o bateiro não suportou, deu onda mais ou menos de um metro – e onda de um metro essa baía para quem está nadando sabe que não é uma coisa simples. Aí houve a decisão da gente trabalhar com barco com reverso e a partir de 85 a gente colocou só barco e tinha reverso e isso mudou o panorama da prova”, continuou.

Logo depois, Ney contou que a Travessia Mar Grande x Salvador tem uma representatividade internacional, sendo uma das provas em mar aberto do Brasil e do mundo. “Ela hoje é ainda, eu não sei se ainda tem a Capri-Nápoles [Itália], senão ela hoje em atividade é a prova mais antiga. Ela era a segunda”, afirmou o professor. Além disso, Ney conta que antigamente no Brasil as provas de referência eram as de Ilhabela e Caraguatatuba, em São Paulo. Com isso, após aprovação da FINA – que só reconhecia provas de 25 km – a Bahia conseguiu uma aprovação.

Vale lembrar, que a FINA é atualmente a World Aquatics, entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), responsável por administrar competições internacionais nos desportos aquáticos. A 54ª Travessia a Nado Mar Grande x Salvador é uma realização da A TARDE FM e Grupo A TARDE, com produção da ViraMundo, organização técnica da Ambiance Esporte, arbitragem da Federação Bahiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e patrocínio da Powerade e Village Itaparica.

Travessia Mar Grande - Salvador
Travessia Mar Grande – Salvador. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook, InstagramLinkedIn e Spotify