Queen no Rock in Rio 1985. Foto: Richard Young

Em 1985, o Rock in Rio nasceu com uma line-up impactante trazendo grandes nomes internacionais, como Queen e Iron Maiden, assim como nacionais: Barão Vermelho, Os Paralamas do Sucesso e Gilberto Gil. Na primeira edição, cerca de 1,8 milhão de pessoas se reuniram na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro. Além disso, o festival foi o primeiro de grande porte no país a remunerar os autores das canções que tocam em seus palcos, por meio de pagamento feito ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

A história do Rock in Rio Brasil com o direito autoral de música já se estende por suas dez edições (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019, 2022 e 2024) e acumula números marcantes. “Desde 2011, tentamos ir além: mais do que apenas usar o serviço do Ecad como arrecadador nos permitindo chegar até o autor, mas também entendemos o papel do Rock in Rio como uma plataforma de divulgar e mostrar para outros produtores a importância do Ecad fazendo este elo entre o que está sendo ouvido e admirado e o autor, que muitas vezes não está ali presente”, conta Luis Justo, CEO da Rock World.

Mais de 8 mil compositores e artistas nacionais e estrangeiros foram contemplados com direitos autorais de execução pública de suas músicas tocadas nas edições do Rock in Rio. O festival já contemplou titulares de música de 32 países, além do Brasil. “Valorizar o talento criativo dos compositores é um exemplo que o Rock in Rio dá ao mercado de shows no Brasil, que ainda enfrenta tanta inadimplência e falta de respeito por parte das iniciativas pública e privada”, destaca Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.

Em estudo, a instituição elencou as músicas mais tocadas em todas as edições do Rock in Rio, assim como, as mais tocadas em cada edição. O levantamento só considera as edições de 1991 e de 2011 até 2022. A partir disso, a canção-tema do festival, composta por Nelson Wellington e Eduardo Souto, foi a que mais tocou em todas as edições. O top 5 do ranking ainda conta com Guns N’ Roses, Queen e Beatles.

As 10 músicas mais tocadas nas edições do Rock in Rio Brasil
  1. “Rock in Rio” – Nelson Wellington e Eduardo Souto;
  2. “Sweet Child O’ Mine” – Slash, Steven Adler, Mac Kagan Duff Rose, Izzy Stradlin e Axl Rose;
  3. “We Will Rock You” – Brian May;
  4. “Come Together” – Paul Mc Cartney e John Lennon;
  5. “Bohemian Rhapsody” – Freddie Mercury;
  6. “Highway to Hell” – Angus Young, Malcolm Young e Bon Scott;
  7. “Seven Nation Army” – Jack White;
  8. “Beat it” – Michael Jackson;
  9. “Smells like teen spirit” – Kurt Cobain, Chris Novoselic e David Grohl;
  10. “Love of my life” – Freddie Mercury.

Vale ressaltar, que de todos os valores arrecadados pelo Ecad na execução pública de músicas, 85% são destinados a compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos. Outros 15% são distribuídos para a gestão coletiva, formada pelas associações de música e pelo Ecad, para suas atividades e operações no país (9% para o Ecad e 6% para as associações de música).

Rock in Rio
Rock in Rio. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify