O Movimento Urbano de Arte Livre, o MURAL, chega a sua 4ª edição e o primeiro artista plástico convidado é o baiano Eder Muniz. O artista visual, grafiteiro e muralista foi um dos participantes na primeira edição do projeto e foi o único que teve sua obra apagada por conta da recuperação dos problemas estruturais na fachada do prédio onde estava o painel, em 2024. Por conta disso, o baiano trará uma nova obra, intitulada “Amazônia Azul – Nossa origem”.
Através do pensamento “eco-lógico” presente nas obras de Eder, o novo mural aborda a biodiversidade na costa baiana e brasileira, levantando a importância de preservação do meio ambiente. “Nessa composição eu mostro um pouco da complexidade da fauna e flora marinha, nas suas nuances entre a riqueza dos corais podemos ver a força da biodiversidade do polvo, água-viva, tartaruga, golfinho, algas e a beleza das grandes variedades de peixes. E nessa mensagem o ser humano busca voltar a sua origem que é o mar. Então podemos pensar em equilíbrio ambiental, rever nossa ação no planeta, e como realmente podemos respeitar os outros seres”, destaca o muralista.
Chegando em sua 4ª realização, o projeto já entregou 19 grandes murais artísticos em diferentes espaços da capital baiana e traz um formato inédito este ano, com quatro novos painéis, uma feira de arte e criatividade, oficinas, bate-papos e exposição documental. Os convidados serão apresentados aos poucos para o público e, em março, os novos murais serão inaugurados, com uma intensa programação cultural.
O Projeto MURAL surgiu em 2016, a partir da vontade de contribuir com a revitalização da região portuária de Salvador, além de conectar a população com a arte durante o seu dia a dia e promover visibilidade para os artistas participantes. A iniciativa é uma realização da Trevo Produções, Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e da Prefeitura de Salvador.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify