Eduardo Srur. Foto: Fabio Rodrigues
Eduardo Srur. Foto: Fabio Rodrigues

O artista paulistano Eduardo Srur vai expor pela primeira vez na Bahia com a instalação “A Arte Salva”, em Praia do Forte, na programação de setembro da edição 2023 do TAMAR Cultural, projeto de dinamização dos espaços do Projeto Tamar no Brasil. A mostra ficará em cartaz de 21 de setembro a 22 de outubro, no Centro de Visitantes de Praia do Forte. 

Nos dias 22 e 23 de setembro, o artista conduzirá oficinas abertas ao público que demonstram como é possível utilizar a arte sustentável para transformar realidades através da reciclagem de plástico, gerando novos produtos ao vivo. A instalação de Srur utiliza, entre outros materiais, redes fantasma coletadas do mar, que representam hoje uma das maiores ameaças à vida das tartarugas marinhas no Brasil.

“A exposição se ampara no campo da arte para resgatar os valores da sociedade, a responsabilidade das instituições e o dever de cada pessoa. Penso que o papel da arte é resgatar a consciência do público para questões importantes. O Tamar cumpre essa missão no campo ambiental. Ou seja, são projetos que atuam em áreas diferentes, mas na essência se relacionam”, comenta o artista.

Também integram a exposição bóias salva-vidas originais de uma obra colaborativa realizada em Brasília, em 2011, quando dezenas de pessoas lançaram 360 unidades no espelho d’água em frente ao parlamento, propondo o resgate da consciência cívica e da percepção humana.

Obra colaborativa de bóias salva-vidas. Foto: Renato Stockler.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.