A aplicação das siglas “ESG” (Environmental, Social and Governance) e “ODS/ONU” (17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) na educação foi tema do I Fórum ODS/ESG – Inovando na Educação promovido pela Associação Cultural Brasil – Estados Unidos (ACBEU), em parceria com a Rede WWI, especializada em pesquisas de sustentabilidade, que aconteceu na última segunda-feira (29), em Salvador.
O evento, gratuito e aberto ao público, discutiu formas de incluir o ESG na educação através de políticas e ações inovadoras. A proposta da associação é de que novas edições do fórum sejam realizadas em breve em outros municípios da Bahia, levando a discussão sobre sustentabilidade, ambiental, social e de governança coorporativa para o interior do estado.
O Presidente Executivo da ACBEU, Durval Olivieri, foi responsável pela abertura do evento. Em seguida, ocorreram palestras realizadas por: Luiz Roberto Liza Curi, Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE); Adélia Pinheiro, Secretária de Educação do Estado da Bahia; Walter Pinheiro, ex-Senador da República e atual diretor de Relações Corporativas e Governamentais no SENAI/CIMATEC; Eduardo Athayde, Diretor do Worldwatch Institute (WWI) e membro do Conselho Deliberativo da ACBEU, e Ticiano Cortizo, Superintendente ACBEU.
Luiz Roberto Liza Curi, Presidente do CNE, reforça a importância da educação na aplicação de políticas de sustentabilidade. “A educação é motriz para que políticas ambientais e sociais mais amplas sejam atribuídas a governança de qualquer tipo. Sem essa perspectiva educacional, você não tem elementos para identificar o impacto e a relevância de ações étnicas, sociais e ambientais feitas por compromisso e não por ordem e educação”, disse.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify