Urna eletrônica. Foto: Adriano Machado/Reuters

De acordo com um estudo revelado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgado na última terça-feira (20), a corrida eleitoral deste ano apresenta 214 cidades brasileiras com casos de candidatura única, ou seja, há apenas uma pessoa na disputa para a prefeitura. O número encontrado em 2024 dobrou os 107 casos encontrados em 2020.

No caso de eleições com candidatura única, basta apenas um voto – levando ao cenário de 100% dos votos válidos – para eleger o postulante ao cargo. O cenário está presente em 20 estados brasileiros, com o Rio Grande do Sul e Minas Gerais apresentando o maior volume de casos, com 43 e 41 municípios, respectivamente. A Bahia não possui cidades com candidatura única neste ano.

Além disso, a pesquisa também revelou que o número de candidatos às prefeituras sofreu uma redução de 20% na corrida eleitoral deste ano. 15.441 pessoas lançaram suas candidaturas no Brasil, ante aos 19.379 registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas Eleições 2020. Este número é o menor desde 2004, quando houve 15.155 postulantes aos cargos de prefeito.

Segundo Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, esses números indicam “uma queda significativa. Quando avaliamos todos esses dados juntos, pensamos na hipótese mais provável de que os desafios crescentes desestimulam as pessoas a entrarem na disputa eleitoral, especialmente para a vaga de prefeito. E não falo apenas da falta de recursos financeiros e de apoio técnico. As dificuldades incluem questões burocráticas e entraves jurídicos, que tornam a vida pública muito penosa na ponta”.

Cabine Eleitoral. Foto: Giuliano Gomes/PRPress

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify