Desde o dia 16 de agosto a os candidatos aos cargos de vereador e prefeito estão liberados a iniciarem suas campanhas e propagandas eleitorais. Para tanto, eles devem seguir uma série de regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em especial ao que diz respeito às redes sociais e utilização de Inteligência Artificial.
Somente 10 dias após a liberação, o TSE – através do aplicativo Pardal – já recebeu mais de 14 mil denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral, o que dá, em média, uma denúncia por minuto. Segundo a entidade, a maior parte das ações são sobre as campanhas para o cargo de vereador, com o estado de São Paulo registrando a maior quantidade de denúncias, com 8.891. Em seguida, está Minas Gerais (1.605), Pernambuco (1.603) e Rio Grande do Sul (1.271).
A ferramenta permite ao usuário denunciar infrações nas campanhas na internet e propagandas eleitorais, tanto na rua quanto no meio virtual. Dentro da interface, o denunciante pode anexar os arquivos da irregularidade – como fotos, áudios ou vídeos – para comprovar o fato. Caso as irregularidades sejam identificadas, o juiz eleitoral poderá adotar medidas contra o candidato, como o envio de um fiscal ao local, suspensão da propaganda e até remeter ao Ministério Público Eleitoral.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify