Câmara Municipal de Salvador. Foto: Antônio Queirós

Com a corrida eleitoral prestes a ser iniciada, visando o pleito do dia 06 de outubro deste ano, para cargos municipais, alguns membros da Câmara de Vereadores de Salvador irão mudar de sigla, com a abertura da janela de desfiliação e filiação partidária feita a partir desta quinta-feira (07). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a data limite para essa tramitação está definida para 05 de abril.

As alterações nas regras eleitorais, como o limite de 44 candidaturas possíveis para cada partido ou federação partidária, visando as 43 cadeiras da Câmara Municipal de Salvador, o pleito está sendo considerado mais difícil, por causa do alto número de nomes presentes na corrida. Em virtude disso, alguns membros da casa estão envolvidos em transferências entre coligações, com o objetivo de conquistar a reeleição ou apoiar seus candidatos à prefeitura da capital baiana.

Até o presente momento, apenas três federações partidárias estão registradas no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA): Fé Brasil (PT, PC do B e PV), PSDB-Cidadania e PSOL-Rede. Além disso, ocorreram junções de partidos, casos da integração do PSC com o Podemos, que agora possui um número maior de filiados e alterou seu número para a votação nas urnas, e da união entre PTB e Patriota, transformando-se no Partido Renovação Democrática (PRD).

Em consequência dessas mudanças, treze membros do legislativo da capital baiana irão mudar de partido, seja pela junção entre agremiações ou pelas negociações realizadas para coligações, cujas definições devem ser feitas até o mês de agosto, quando serão realizados os registros na Justiça Eleitoral. Segundo matéria publicada pelo A Tarde, nove vereadores já possuem legendas novas, enquanto outros quatro ainda estão em processo de negociação.

Veja a lista dos vereadores e seus novos partidos:

Democrata Cristão (DC): Ricardo Almeida, Marcelo Maia e Carolino;
Partido Renovação Democrática (PRD): Isnard, Fábio Souza e José Antônio;
Partido da Mulher Brasileira (PMB): Átila do Congo;
Partido Liberal (PL): Sidinho;
Partido Democrático Trabalhista (PDT): Leandro Guerrilha

Câmara Municipal de Salvador. Foto: Reprodução/A Tarde

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.