
Na última terça-feira (25), aconteceu a entrega da requalificação e restauro do Elevador Lacerda, que completou 150 anos em 2023. O ascensor liga a Cidade Alta à Cidade Baixa, e é um meio de transporte fundamental para quase 6 mil soteropolitanos que transitam diariamente entre as regiões do Comércio e do Pelourinho. A obra modernizou o equipamento e, ao mesmo tempo, recuperou características originais da construção que haviam sido perdidas.
Dentre as medidas, estão a tonalidade das suas fachadas, as esquadrias e as varandas laterais do andar superior, com vista para a Baía de Todos-os-Santos. Na entrada de baixo, foi recuperado o túnel que leva para as cabines encravadas na rocha, que está mais visível. Além disso, o elevador recebeu uma iluminação específica de monumentos. Ao todo, foram investidos mais de R$14 milhões.
“É uma revitalização de extrema importância, especialmente agora que a gente reformou o Mercado Modelo e criou a Casa das Histórias, e a gente tem uma série de equipamentos culturais no Comércio. Eu fico muito feliz quando vejo as crianças das escolas vindo conhecer o Centro Histórico. Então é um ganho para os baianos, para que a gente viva a nossa cidade e fortaleça o Centro”, afirmou Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult).
As obras começaram em dezembro de 2023 e o projeto foi realizado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e as obras foram executadas pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), e pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).
“Uma obra que tem um imenso valor histórico e cultural. O Lacerda serve como meio de transporte e é o nosso cartão postal, um equipamento de 150 anos. É muito gratificante resgatar esse ponto histórico, turístico e de transporte e que ajuda tanta gente. Estamos trazendo a história para o presente e apontando para o futuro”, conta Luiz Carlos de Souza, titular da Seinfra.


Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify