Prestes a completar 150 anos, no dia 08 de dezembro, o Elevador Lacerda será requalificado. De acordo com o site Bahia Notícias, que teve acesso ao projeto executivo e ao edital, a reforma vai incluir uma nova iluminação da torre, alteração do espaço e sistema de climatização para as cabines de elevação. O aporte da Prefeitura de Salvador para as obras será de quase R$ 8 milhões.
A ideia é que todo o monumento passe a contar com um sistema de climatização central. A intervenção também prevê a “recuperação do caráter leve e aberto dos dois espaços laterais”. A sorveteria Cubana, que está instalada no Elevador Lacerda desde o final da década de 1930, deverá ser realocada para onde é, atualmente, o hall de acesso ao Centro de Informações ao Turista.
O nome “Lacerda”, também será restaurado e iluminado. “Na Cidade Baixa, por sua vez, serão criados novos gradis metálicos sobre as três portas de acesso, com as palavras “ENTRADA”, “LACERDA” e “SAÍDA” nas portas da esquerda, central e da direita, respectivamente. Esses gradis adotam uma linguagem leve que faz referência aos gradis instalados em 1930”, descreve o projeto.
O prazo inicial para a obra é de 360 dias, com validade do contrato, a partir da assinatura da ordem de serviço da obra. O projeto executivo é da AP Arquitetos Associados, com supervisão da Sedur e Fundação Mário Leal Ferreira.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.