31º SINPEL. Foto: Valter Andrade

Nesta sexta-feira (26), a sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador, recebeu a realização de mais um Encontro nacional das negociações coletivas da indústria de papel e celulose, o 31º SINPEL. O evento — promovido pelo Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira para Papel e Artefatos de Papel e Papelão, do Estado da Bahia (Sindpacel) — reuniu entidades, empresários, autoridades e players do setor de todo o país. A iniciativa visou promover um espaço de diálogo, integração e construção de soluções diante dos novos desafios do cenário nacional e internacional.

A abertura contou com a participação do presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, do presidente do Sindpacel, Fernando Branco, e da Secretária-Executiva da entidade anfitriã, Izabella Pacheco, que direcionou o diálogo do dia. Na sequência, Paulo Hartung e José Carlos Fonseca Jr falaram sobre os cenários nacionais e internacionais do ponto de vista politico.

O momento também contou com uma mensagem especial, online, de Ricardo Alban, nome à frente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Durante sua fala, ele destacou a importância da união, convergência e associativismo diante dos desafios impostos pelo mercado internacional, ressaltando que a competição deve ocorrer em parâmetros iguais e equilibrados.

Ainda pela manhã, Sylvia Lorena (CNI) e Homero Arandas (FIEB), falaram sobre relações trabalhistas. Sylvia abordou a redução da jornada de trabalho, licença paternidade e a modernização trabalhista, enquanto Homero falou sobre a atualização sindical e a importância de todos os grupos trabalhistas estarem unidos na causa.

Carlos Henrique Passos. Foto: Valter Andrade
Fernando Branco e Carlos Henrique Passos. Foto: Valter Andrade
31º SINPEL. Foto: Valter Andrade
31º SINPEL. Foto: Valter Andrade
31º SINPEL. Foto: Valter Andrade

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify