Direção do Sebrae no terreiro. Foto: Dario G. Neto.

O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, esteve em Salvador no último final de semana. Na cidade, fez uma visita ao terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, ao lado do superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge Khoury, e do diretor técnico, Franklin Santos, do diretor de Administração e Finanças, Vitor Lopes, além de gerentes e gestores da entidade.

O grupo foi ciceroneado por Ana Santo Amaro e por Emanuel Nascimento, presidente da Sociedade Cruz Santa, que gerencia os assuntos cíveis do terreiro. Inicialmente, foram conduzidos à Casa de Oxum, à Casa de Oxóssi e à Casa de Iansã. No trajeto, os anfitriões apresentaram a praça dedicada aos 70 anos de iniciação de Mãe Stella de Oxóssi, falecida em 2018.

Na sequência, os convidados foram levados a conhecer o ateliê de tecelagem, onde presenciaram a confecção de peças da indumentária utilizada pelos adeptos do candomblé, como ojás (pano para ornar a cabeça), panos da costa (usados em volta do corpo das mulheres na altura do peito) e filás (chapéu usado pelos homens, semelhante ao camelauco).

“É a primeira vez que eu venho a uma casa de candomblé e eu estou tomado pela emoção. Encontrei aqui somente pessoas maravilhosas, que resistem aos preconceitos de um país que ainda não entendeu que a maioria de nós pertence à cultura africana. Estar aqui e ver que é um espaço acolhedor, com essa religiosidade tão bonita, tão profunda, que nos educa a ser melhores, é incrível”, disse Décio Lima.

Direção do Sebrae no terreiro. Foto: Dario G. Neto.
Dieção do Sebrae no terreiro. Foto: Dario G. Neto.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.