Localizado no Parque do Ibirapuera, na capital paulista, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo completará 20 anos de funcionamento no mês de outubro deste ano. Celebrando o novo momento do local, a instituição anunciou o baiano Hélio Menezes como seu mais novo diretor artístico.
“Meu objetivo é trazer um olhar mais contemporâneo para a programação e acervo do museu, com a proposta de promover maior abertura dos canais de comunicação à sociedade, em especial aos artistas, pesquisadores, educadores e intelectuais afro-brasileiros, da África e suas diásporas”, conta Hélio sobre seu novo desafio.
Natural de Salvador, Hélio Menezes é antropólogo, curador, crítico e pesquisador, com formação na Universidade de São Paulo (USP) e vivência acadêmica na Universidade de Princeton. Presente na curadoria do Centro Cultural São Paulo e em edições da Bienal de São Paulo, o baiano possui grande reconhecimento por seu trabalho. “As realizações de Hélio Menezes, sua notória sensibilidade artística, suas conexões no Brasil e no exterior o credenciam para a dimensão dos desafios contemporâneos do Museu”, disse Hubert Alqueres, presidente do conselho do Museu Afro Brasil.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify