O presidente da República, Jair Bolsonaro, publicou, nesta quinta-feira (09), no Diário Oficial da União, uma “Declaração à Nação”. No texto, o chefe do executivo afirmou que não teve “nenhuma intenção de agredir quaisquer dos poderes”, e disse que suas palavras “por vezes contundentes, decorreram do calor do momento”.
Em outro trecho da carta, que foi elaborada em 10 tópicos, o presidente reitera o seu respeito “pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando junto em favor do povo e todos respeitando a Constituição”.
Bolsonaro, no entanto, voltou a tecer críticas ao ministro Alexandre de Moraes, porém, em tom pacífico e democrático. “Boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news. Em que pesem suas qualidades como juristas e professor, existem naturais divergências em algumas decisões”.
O ex-presidente Michel Temer (MDB) confirmou à analista política Thais Arbex, da CNN, que redigiu a declaração divulgada por Jair Bolsonaro.