Bojidara Nikolova Sartchadjieva em Salvador com comitiva da Bulgária. Foto: Divulgação

Até esta sexta-feira (25), a embaixadora da Bulgária no Brasil, Bojidara Nikolova Sartchadjieva, cumpre uma agenda extensa em Salvador, em uma missão focada no fortalecimento das relações comerciais e na exploração de novas oportunidades de negócios entre a Bahia e a Bulgária. A programação da visita, que se iniciou no dia 22 de abril, incluiu importantes encontros com representantes de diversos setores. Durante sua passagem pela capital baiana, Sartchadjieva se reuniu com o Superintendente de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), José Acácio, para discutir o cenário econômico local e as potencialidades de cooperação.

A comitiva búlgara também visitou o Centro Industrial de Aratu (CIMATEC) e a embaixadora prestigiou a cerimônia de posse da nova diretoria da Federação Nacional das Juntas Comerciais (FENAJU), realizada na sede da Associação Comercial da Bahia. Vale ressaltar, que desde 2024, o vice-presidente da ACB, Zilan Costa e Silva, tem intermediado negociações comerciais entre ambos os países. A capital baiana também recebeu uma apresentação da empresa búlgara Stroyproject na sede da Prefeitura de Salvador, no departamento de Defesa Civil, explorando oportunidades de colaboração na área de infraestrutura e segurança.

Na última quinta-feira (24), a comitiva se reuniu com secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador, Mila Paes, para debater estratégias de atração de investimentos e o desenvolvimento de projetos conjuntos. Na parte da tarde, a Sartchadjieva participou do lançamento do programa de transição energética do estado e também realizou uma apresentação da Stroyproject na Secretaria do Meio Ambiente do Governo da Bahia, focando em possíveis parcerias em projetos sustentáveis.

A programação da visita se encerrou com uma reunião na Federação das Indústrias da Bahia (FIEB). A expectativa é que os encontros realizados durante a semana frutifiquem em acordos e iniciativas que impulsionem o desenvolvimento econômico e a cooperação entre a Bahia e a Bulgária. “Acreditamos que a Bahia possui um grande potencial a ser explorado no cenário global, e a ACB tem trabalhado ativamente para criar pontes e facilitar essas conexões”, afirmou Zilan Costa e Silva.

Sosthenes Macêdo e Bojidara Nikolova Sartchadjieva. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify