Assinatura de Protocolo de Intenção entre Embasa e Bahiagás. Foto: Reprodução/GOVBA

O Centro de Convenções de Salvador recebeu a Bahia Oil & Gas Energy, feira realizada nesta semana. Durante a realização da plenária “Transição Energética na Bahia”, ocorrida na última quinta-feira (23), a Empresa Baiana de Saneamento (Embasa) e Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) firmaram um protocolo de intenção para desenvolverem programas de geração de bioenergia.

A parceria visa promover investimentos para a realização de projetos piloto para a produção de bioenergia, através do aproveitamento de resíduos oriundos das estações de tratamento de esgoto. A primeira parte da parceria será de estudos em uma unidade modelo onde testes e ajustes acontecerão para tratar os efluentes e pensar em métodos de gerar bioenergia em grande quantidade.

“Entraremos com as nossas estruturas e equipes que já operam e monitoram o efluente tratado para, juntamente, com a Bahiagás prospectar as tecnologias necessárias para transformar o biometano em energia limpa”, explicou Clécio Cruz, diretor Técnico e de Planejamento da Embasa.

De acordo com representantes de ambas as instituições, a parceria possui o objetivo principal de desenvolver projetos dentro da agenda ESG (sigla em inglês para Sustentabilidade, Social e Governança). Outros projetos visando uma transição energética com responsabilidade ambiental deverão ser idealizados e produzidos pelas empresas.

Painel do Bahia Oil & Gas Energy 2024. Foto: Reprodução/GOVBA

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook, InstagramLinkedIn e Spotify