Nesta terça-feira (27), a pedagoga, psicóloga, mãe e escritora baiana, Emile Lima, vai realizar o lançamento do seu livro “Léo, o Camaleão” durante a Feira Literária de São Sebastião do Passé (Flipassé). Com décadas de experiência atuando com crianças, seja na rede formal de ensino ou no setting terapêutico, ela valoriza a união da pedagogia com psicologia para o desenvolvimento infantil.
Em suas publicações, Emile busca promover um espaço onde as crianças podem explorar e compreender suas emoções de forma lúdica e acessível, mesmo apresentando temas complexos como ansiedade, medo e tristeza. “Sinto que é cada vez mais importante falar sobre as emoções. Desde pequenos, podemos ser estimulados a entender o que sentimos no corpo, expressando em palavras”, diz a pedagoga, que abordou a saúde mental infantil em seu primeiro livro “Qual é a cor da sua emoção?”.
“As crianças se identificam com histórias e personagens. Há uma maneira de abordar temas complexos com leveza, delicadeza, adaptando mensagem ao universo infantil. Assim é possível ajudar a normalizar conversas sobre emoções e sentimentos, diálogos muitas vezes difíceis e estranhos para muitas famílias, mas que permitem encorajar as crianças a expressarem o que sentem sem medo ou vergonha”, comenta.
Para ela, a literatura pode ser um instrumento lúdico para tratar muitas questões. “Quando incentivamos as crianças a identificar e nomear o que sentem, não estamos apenas ajudando no desenvolvimento da inteligência emocional, mas também fortalecendo sua autoestima e capacidade de enfrentar desafios com mais segurança”, conclui Emile Lima.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify