Fake News. Foto: Reprodução.
Fake News. Foto: Reprodução.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) anunciou, nesta quarta-feira (15), a “Carta de Brasília“, um documento com propostas e ações para regulação das plataformas digitais no Brasil. O texto foi elaborado durante o 1º Seminário sobre os Desafios e Ações na Era Digital, em Brasília, para combater a proliferação de desinformação da internet e práticas anticompetitivas das redes sociais.

“É necessária a responsabilização destas empresas e plataformas pela divulgação de conteúdo disponibilizado na rede mundial de computadores, em especial quando se verificar a veiculação de notícias falsas ou informações direcionadas e impulsionadas eletronicamente, com fins lucrativos”, afirmou o presidente da Abert, Flávio Lara Resende.

Para Resende, as empresas de tecnologia e as plataformas digitais precisam ter regras mais simétricas e as grandes companhias digitais devem ser responsabilizadas pela desinformação que circula em suas respectivas plataformas, assim como os conteúdos publicitários e impulsionamentos. Os grupos nacionais de TV e rádio representados pela Abert também defendem a garantia de remuneração justa dos veículos de comunicação pelo conteúdo autoral distribuído pelas plataformas.

Flávio Lara Resende. Foto: Reprodução.
Flávio Lara Resende. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.