Empreendedores Negros. Foto: Freepik
Empreendedores Negros. Foto: Freepik

A economia criativa tem se estabelecido como um setor que contribui para a inclusão social e econômica da população negra. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), empreendedores negros representam 35% do mercado, com tendência de crescimento nos próximos anos, especialmente entre as mulheres.

Fundada em 2022 pela empreendedora Cynthia Paixão, a Afrocentrados Colab é uma loja colaborativa em Salvador que surge com o objetivo de fortalecer a comunidade negra a medida que também contribui com o crescimento do comércio local. A loja reúne mais de 100 microempreendedores negros, com uma variedade de produtos e oferecendo oportunidades de capaciação para os profissionais parceiros, com cursos e workshops em áreas como empreendedorismo, marketing digital e design de produtos.

“A Afrocentrados é uma loja colaborativa que visa esse fortalecimento dos microempreendedores negros. É uma forma de juntar forças e buscar um crescimento, alimentando toda uma cadeia econômica da cidade, o que contribui para o desenvolvimento de novos negócios. Queremos que nossos empreendedores não apenas sobrevivam, mas prosperem”, destaca Cynthia.

De acordo com o estudo do IBGE, Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, mais de 60% dos cargos gerenciais no Brasil são ocupados por pessoas brancas, enquanto pretos ou pardos ocupam 29,5%. Iniciativas como a de Cynthia colaboram com a luta contra essa desigualdade de oportunidades, além de promover o desenvolvimento social e econômico da população negra.

Cynthia Paixão. Foto: Aria Santana.
Cynthia Paixão. Foto: Aria Santana.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, FacebookInstagram, LinkedIn e Spotify