Empreendedoras da Baía de Todos os Santos. Foto: Rodolfo Lara.

O empreendedorismo feminino na Ilha dos Frades e na Ilha de Bom Jesus dos Passos, territórios de Salvador, localizados na Baía de Todos-os-Santos, avança e movimenta a economia de dois dos principais pontos turísticos da capital baiana. E no Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (08), o Jornal A Tarde mostra as histórias das mulheres que investem nas ilhas e enfrentam desafios como a crise causada pela pandemia.

Em Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, nos Frades, de 10 negócios, 09 são pilotados por mulheres. Na Marina do Brito, em Bom Jesus, de 08 lojas, 06 são comandadas por empresárias. Além disso, dos 04 restaurantes locais, 02 são liderados com a inteligência e a força femininas.

Uma dessas mulheres é a Vanessa Soares, dona do Restaurante das Águas, que fica em local de fácil acesso na Marina do Brito. Através da releitura da culinária regional, a exemplo da feijoada de fruto do mar, o local tem atraído turistas de diferentes lugares do mundo. Por causa da pandemia, quando é possível abrir de forma segura, o espaço funciona com 40% da sua capacidade máxima, que é de 40 clientes. Mesmo no cenário desafiador, o local se mantém como fonte de renda para 12 funcionários.

A empresária Sheila Lessa, traz como herança a inteligência emocional e o empreendedorismo da mãe, a marisqueira Maria, de 60 anos. Em Bom Jesus dos Passos, ela mantém o restaurante de comida baiana Cantinho da Sheila. Mãe de três garotos, ela encontrou no negócio a oportunidade de dar uma vida melhor para os filhos.

Além dos restaurantes, as lojas de Bom Jesus dos Passos têm a liderança das mulheres. A artesã Joelma Queiroz, tem uma loja de biojoias e artigos de decoração. A loja Taranto, da empreendedora Cibele Taranto, também foi inaugurada na sombra da pandemia, no Carnaval do ano passado. No entanto, ela tem certeza do avanço do negócio, principalmente após a pandemia.

* Conteúdo extraído do Jornal A Tarde.