Gustavo-Menezes-Anota-Bahia
Gustavo Menezes. Foto: Estudio 071/Divulgação.

O número de investidores, tanto em renda fixa quanto em renda variável, tem crescido gradativamente no Brasil. De acordo com a B3, 13,1 milhões de investidores pessoa física foram registrados no país em 2021. O dado representa um crescimento de 23% em relação a 2020. Já o crescimento do investimento em startups atingiu 51% ao ano ao longo da última década, com 9,4 bilhões de dólares investidos em 2021, conforme acompanhamento do Distrito Dataminer. 

Tendo em vista esse contexto, a empresa baiana C3 Invest, considerada uma das principais plataformas de crowdfunding no país, aposta no modelo Equity Crowdfunding, ou seja, na captação de investimentos que possibilitam que pessoas se tornem sócias das startups negociadas em caso de sucesso no futuro, através de uma plataforma digital regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Segundo Gustavo Menezes, CEO do grupo, é possível investir em uma startup a partir de mil reais. “Por um lado, queremos dar oportunidade para que mais startups tenham acesso ao dinheiro, hoje concentrado em aproximadamente 80% nos fundos na região sudeste. Por outro, queremos trazer cada vez mais pessoas, democratizar este acesso e permitir que a partir de mil reais já seja possível investir numa startup”, explica.

“Nosso papel é abrir rodadas de negócios para as startups que estão devidamente estruturadas para receber aporte”, destaca ele. Atualmente, duas rodadas de negócios estão abertas no site da 3C Invest: a Gestar, femtech focada na saúde e cuidado materno infantil e a Sétimo Ano, edtech que oferece uma educação continuada ao médico, que estão captando R$600 mil e R$850 mil, respectivamente. As rodadas estão sendo ancoradas pela LightHouse.

Número de investidores tem crescido no Brasil. Foto: Reprodução/Unsplash.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.