Na última quinta-feira (04), a Serena Energia, empresa brasileira de energia renovável com operações no país, realizou uma visita institucional na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). No encontro, a companhia anunciou a mudança de nome, orginalmente Ômega Energia, e apresentou projetos à entidade. Na Bahia, a empresa conta com uma operação de mais de 1 Gigawatts (GW), tendo o Complexo Eólico Assuruá, em Xique-Xique, seu maior parque e investimento no país, com 808 Megawatts (MW) de capacidade instalada.
Segundo Bianca Gontijo, gerente de Relações Institucionais da Serena Energia, foi realizada uma transação com a EDF e agora passa a ter 100% do Complexo Ventos da Bahia, nos municípios de Bonito e Mulungu do Morro. Já Angelo Almeida, gestor da SDE, revela receber com positividade a novidade de expansão dos investimentos da empresa, em território baiano, com a construção de parques solares.
Por sua vez, João Paulo Silva, gerente de Meio Ambiente e Fundiário da Serena Energia, avalia o corredor de ventos como um mecanismo inteligente e um grande diferencial da Bahia. “Um processo que envolveu vários atores muito bem capitaneado pela SDE e a antiga CDA, agora SDA. O Complexo Assuruá 5 foi o maior investimento da companhia no Brasil e na Bahia, que só foi viabilizado graças ao corredor de ventos”, declarou.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.