Ventos de Santa Eugênia. Foto: Divulgação/Statkraft.

A empresa norueguesa no setor de energia, Statkraft, aprovou a implementação do projeto Brasil Solar Híbrido. A ação inovará no uso de baterias e geração solar junto aos complexos eólicos Ventos de Santa Eugênia e ao Morro do Cruzeiro, ambas na Bahia. Com isso, a construção dos parques híbridos está marcada para o primeiro semestre de 2024. Assim, a previsão é que os empreendimentos iniciem as operações em 2025. Os ativos baianos terão capacidade de 228 MWac.

O complexo Ventos de Santa Eugênia é o maior ativo da empresa fora da Europa. Diante disso, está prestes a inaugurar 14 parques e 91 aerogeradores de 5,7 MW. Desse modo, a produção deve atingir 2.300 GWh por ano. Por outro lado, Morro do Cruzeiro, terá dois parques com 14 turbinas e capacidade de 79,8 MW. Além disso, uma produção anual de 386 GWh. Por fim, em abril desse ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aprovou a implantação dos projetos solares. Com isso, as usinas serão extensões do Complexo Brotas de Macaúbas, Complexo Morro do Cruzeiro e Complexo Ventos de Santa Eugênia.

Energia eólica e painéis solares. Foto: Mikael Sjoberg.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,   Twitter, FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.