Paulo Cavalcanti Jr e Isabela Suarez. Foto: Reprodução.

A terceira edição do Paramana Nature vai celebrar o Dia da Baía de Todos os Santos, Patrimônio Cultural da Humanidade, no próximo dia 1º de novembro. A ação acontecerá na Praia de Viração e seguirá como uma ferramenta de manutenção e proteção de mares e rios, com a coleta submarina e descarte adequado de resíduos sólidos. O projeto é uma realização do Paramana Gin, com o apoio da Fundação Baía Viva e BP Investimentos.

A limpeza e o manejo dos resíduos sólidos serão feitos pela BF Serviços Ambientais, que terá um stand na praia em parceria com o Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (NIEZ). No local, haverá uma exposição de espécies que habitam a Baía de Todos os Santos, conscientizando os turistas e visitantes quanto à importância do descarte adequado dos resíduos produzidos durante a permanência na praia, com distribuição de sacolas biodegradáveis.

“Pretendemos que esta edição seja a mais especial de 2021 e a maior, seja em número de mergulhadores, seja em termos de produtividade da coleta”, adianta Paulo Sérgio França Cavalcanti, fundador da Paramana, que tem forte conexão com a natureza local. “Essa edição do Paramana Nature é uma demonstração do comprometimento da iniciativa privada com a sustentabilidade e chama atenção para a necessidade de preservação dos ambientes marinhos, que sofrem diariamente os impactos causados pelo descarte indevido de resíduos”, nos disse Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva.

Vale lembrar que a primeira edição do Paramana Nature aconteceu na Semana Mundial do Meio Ambiente, em junho, coletando 3 toneladas de resíduos da Praia da Gamboa, no entorno do Solar do Unhão, em Salvador. A segunda aconteceu no Dia da Árvore, em setembro, contando com o apoio de mais de 30 mergulhadores de Taipú de Fora, na Península de Maraú, onde foi coletada meia tonelada de resíduos.