Em solenidade realizada na Associação Comercial da Bahia (ACB), realizada na última semana, o governo do estado entregou o Selo Lilás para 83 empresas, além de outras instituições públicas e privadas. O reconhecimento aconteceu devido ao desenvolvimento de ações e políticas praticadas para a valorização da mulher no mercado.
Durante a cerimônia, o governador Jerônimo Rodrigues citou algumas ações realizadas pelo Governo da Bahia e os seus objetivos: “Na semana passada, o estado publicou um decreto que estabelece que as empresas que forem contratar mão de obra, reservem pelo menos 8% das vagas contratadas para mulheres que sofreram violência. Eu tenho certeza que isso vai amadurecendo dentro das empresas, na consciência dos empregadores, para que tantas vagas sejam garantidas, e em lugares estratégicos de importância da mulher no trabalho no dia a dia”.
O Selo Lilás é oriundo do Projeto de Lei Estadual 14.343, de 10 de agosto de 2021, apresentado pela deputada Neusa Cadore e desenvolvido pela Secretaria de Proteção para as Mulheres (SPM). A titular da pasta, Elisangela Araujo, mencionou a importância de práticas como esta certificação: “A exigência de ações concretas relacionadas à prevenção do assédio e da violência, juntamente com a promoção e valorização das mulheres, é fundamental para garantir que as empresas estejam verdadeiramente comprometidas com a igualdade de gênero”.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify