Celeste Cristina Badaró. Foto: Fernando Vivas

Ocorrido entre os dias 27 e 29 de maio, o encontro do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento do G20 reuniu representantes de vários países no Centro de Convenções de Salvador. No último dia de evento, a coordenadora do GT, Celeste Cristina Badaró realizou um balanço das reuniões entre os participantes.

Delegações de 19 países, além da União Africana e da União Europeia, deram foco em três temas: combate à fome, pobreza e desigualdade. O encontro serviu para promover uma maior colaboração dos Estados para o Plano de Ação para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A inclusão da igualdade racial na agenda foi um dos pontos destacados pela coordenadora, que revelou ter sido importante para a escolha de Salvador como sede do evento. A capital baiana é “uma das cidades com a maior presença africana do Brasil”, reforça Celeste. Saneamento básico foi outro assunto bastante pontuado durante os três dias de fórum.

A coordenação do GT está desenvolvendo um documento para incentivar os países a investir em mais políticas públicas acerca das pautas debatidas no encontro. “Os textos ainda não estão fechados, envolve um esforço de negociação que estamos avançando e alinhando com argumentos para que todos se sintam incluídos de acordo com as suas prioridades internas”, esclareceu a diplomata.

Celeste Cristina Badaró. Foto: Fernando Vivas

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook, InstagramLinkedIn e Spotify