Entre os dias 19 e 24 de agosto, a capital baiana receberá uma série de eventos para o cronograma especial da 20ª edição do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult). Artistas, gestores, pesquisadores e entusiastas do movimento cultural brasileiro vão debater diversas pautas relacionadas ao setor, em alguns espaços da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Com atividades presenciais e virtuais, o evento terá início nos dias 19 e 20 de agosto, através do canal do Enecult no Youtube. Representantes de instituições de ensino nacionais e internacionais vão debater sobre o alcance de políticas públicas voltadas para a área artística, além dos impactos oriundos da cultura digital no Brasil e outros pontos da América Latina.
A cerimônia oficial de abertura acontecerá no dia 21 de agosto, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, onde serão realizadas intervenções artísticas e a exibição de uma produção audiovisual sobre as realizações do Enecult durante seus 20 anos de história. O local também receberá outros painéis no dia seguinte ao evento inaugural.
A Faculdade de Comunicação (FACOM) da UFBA também receberá palestras e rodas de conversas sobre o poder da cultura para a manutenção da democracia, além dos desafios do novo Plano Nacional de Cultura, desenvolvido pelo Governo Federal. A festa de confraternização do Enecult será realizada na Casa Rosa, localizada no Rio Vermelho.
“Esse é um espaço que não apenas documenta e celebra a memória do campo cultural no Brasil e na América Latina, mas também se coloca na vanguarda de estudos e pesquisas em torno de temas muito diversos”, destaca Sophia Rocha, coordenadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT). A programação completa do Enecult e informações sobre as inscrições poderão ser encontradas no site oficial do encontro.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify