Desde a abertura das Olimpíadas, ocorrida em 26 de julho, as atenções do mundo estão voltadas para os atletas em Paris. Nomes de sucesso e algumas surpresas estão chamando a atenção do público, principalmente nas redes sociais, muito por conta de seus grandes desempenhos nas suas modalidades.
Uma matéria do portal Meio & Mensagem, publicada na última sexta-feira (02), revelou uma pesquisa realizada pelo Datafolha, em parceria com a Codecs, listando um aumento bastante significativo nas menções de atletas brasileiros nas redes sociais, entre os dias 28 de julho e 1º de agosto. Rebeca Andrade, Rayssa Leal e Gabriel Medina aparecem entre os mais citados.
Nestes Jogos Olímpicos, Rebeca Andrade conquistou medalhas de prata e bronze, em um grande desempenho na ginástica artística. Além do sucesso na Arena Bercy, a atleta teve seu nome mencionado mais de um milhão de vezes na internet como um todo, durante o período do levantamento, sendo a brasileira líder no quesito. De acordo com a pesquisa, 99% das citações foram realizadas nas redes sociais.
Na segunda colocação está Rayssa Leal, com 790 mil citações. A “fadinha do skate” vem ganhando muita repercussão desde sua participação nos Jogos de Tóquio, onde conquistou a medalha de prata. Em Paris, a skatista levou o bronze e se tornou a esportista mais jovem na história a subir ao pódio em duas edições diferentes das Olimpíadas.
Seguindo a lista dos mais citados, Gabriel Medina recebeu 328,3 mil menções e se tornou o terceiro atleta brasileiro mais citado no período do levantamento. O surfista brasileiro foi um dos grandes destaques dos Jogos em 29 de julho, quando atingiu uma onda quase perfeita e Jerome Brouillet registrou o momento com uma fotografia, que está sendo considerada uma das melhores da história do esporte olímpico.
Além das citações na internet de modo geral, a participação olímpica está gerando um alto engajamento no perfil dos atletas nas redes sociais. Um exemplo significativo desse movimento está acontecendo com Beatriz Souza, campeã olímpica do judô, na categoria acima de 78kg. Bia possuía menos de 15 mil seguidores no Instagram, antes de conquistar sua medalha de ouro. Entretanto, até a manhã deste sábado (03), o número já ultrapassou os 2,5 milhões.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify