Malas e baús de viagens. Foto: Reprodução.

Com a chegada do verão, o número de pessoas viajando aumenta, assim como os cuidados para que o momento de lazer não se torne um estresse. Tirar fotos das malas de viagem é uma das medidas que podem ajudar a evitar problemas.

As fotos da mala são uma prova visual de como a bagagem estava no momento do despacho e o que mudou após o desembarque, caso ela não chegue ao destino ou seja danificada durante a viagem. A fotografia se torna um documento importante na solicitação de reembolsos ou indenização.

“A partir do momento em que é feito o check-in, a companhia é responsável pela sua bagagem e deve indenizá-lo efetivamente em caso de extravio ou danos. Cada empresa tem uma regra distinta para pagar a indenização, mas fazendo a foto fica mais fácil garanti-la”, diz a advogada Carolina Vesentini, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), ao portal G1.

É importante fotografar objetos de valor, identificação da bagagem com comprovante de despacho, formulário de declaração do valor da bagagem, plano geral e a bagagem junto ao cartão de embarque. Caso a bagagem seja extraviada ou haja prejuízos, é importante comunicar o ocorrido imediatamente à companhia aérea e verificar a política da empresa. Vale ressaltar a importância do formulário de declaração de valor da bagagem, fornecido pela companhia, que facilita a resolução de muitos problemas que possam vir a ocorrer.

Esteira de bagagem. Foto: Reprodução/Unsplash.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.