ACM Neto. Foto: SECOM Salvador.

A retomada das atividades em Salvador deverá ser gradual e progressiva, com ciclos de 14 dias, para preservar a capacidade do sistema de saúde, foi o que anunciou o prefeito de Salvador, ACM Neto, hoje (07).

As fases de retomada terão total ligação com a taxa de ocupação de leitos de UTIs exclusivos de tratamento da Covid-19. Com isso, a Fase 01 será iniciada quando a taxa for menor que 75%, a Fase 02, menor que 70% e na Fase 03 com a taxa de ocupação de 60%.

Na Fase 01, serão reativados: shoppings, centros comerciais, comércios de ruas acima de 200m², igrejas e drive in. Na Fase 02: academias, barbearias, salões de beleza, museus, galerias de arte, restaurantes e bares. E na Fase 03: teatros, cinemas, clubes sociais e centros de eventos e convenções.

Os shoppings poderão funcionar de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h, onde nas lojas, poderá ter 01 pessoa por 5m², na área comum, 01 pessoa por 9m² e estacionamento com 50% de vagas.

As praças de alimentação só funcionarão em delivery e take away, assim, o cliente não poderá consumir alimentação no shopping. O uso de máscara será obrigatório e com proibição de eventos presenciais.

O comércio de rua funcionará, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h, com limite de 01 pessoa por 9m². O templos religiosos, funcionarão de de segunda-feira a sábado, das 10h às 20h, no domingo será sem restrições, com 20% da capacidade ou 50 pessoas.