Como noticiamos aqui, a terra voltou a tremer no interior da Bahia, na madrugada de hoje (31). Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o abalo sísmico mais forte registrado esta madrugada atingiu magnitude preliminar 3.5 na escala Richter, e foi sentido em várias cidades do Vale do Jiquiriçá, principalmente em Amargosa, próxima ao epicentro do terremoto.
Uma sequência de tremores de terra já tinha assustado moradores da região na manhã de ontem (30). De acordo com o LabSis/UFRN, o sismo de maior magnitude ocorreu às 07h44 deste domingo, e atingiu 4.6 na escala Richter, sendo sentido até mesmo em Salvador. Foi o maior já registrado no estado, tanto pela magnitude como em extensão rural, com cerca de 400 km² de raio.
Na escala Ritcher, um tremor de magnitude entre 3,0 e 3,9 é considerado “pequeno“, frequentemente sentido, mas que raramente causa danos. Entre 4,0 e 4,9, intitula-se “ligeiro“, onde há tremor notório de objetos no interior de habitações e ruídos de choque entre objetos, o que o faz considerar significativo, mas com danos importantes improváveis.