Nesta quarta-feira, 7 de junho, é celebrado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, data que foi instituída no ano de 1977, durante o manifesto que exigia o fim da censura imposta pela ditadura militar. Para as representantes de entidades como a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a garantia da liberdade de imprensa é uma conquista no país e faz a diferença para uma sociedade mais justa.
“É bem importante que as pessoas saibam que liberdade de imprensa não é só uma questão que beneficia a atividade dos jornalistas. Trata-se de um direito humano e fundamental”, afirma Katia Brembatti, presidente da Abraji. Ela ainda enfatiza que todas as pessoas deveriam defender a liberdade de imprensa, não só os profissionais da área.
“Nosso país já passou por alguns momentos sem liberdade de imprensa. Não é por acaso que toda tentativa de golpe ou de restrição de direitos começa com a tentativa de controle de informação”, complementa.
Segundo Regina Pimenta, vice-presidente da ABI, um país que possui liberdade de imprensa respeita os direitos humanos e os seus cidadãos. “Esse ambiente democrático e de respeito às liberdades individuais e aos direitos humanos tem relação com a luta histórica por liberdade”, explica.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.