O Anota Bahia bateu um papo exclusivo com André Grippi, designer da Breton, sobre suas novas criações para a coleção “Família, Lar de Breton”, da marca de alta decoração. As peças estarão disponíveis na Breton Salvador – no Caminho das Árvores –, comandada pelos empresários Jô Abreu e Jean Félix, e gerenciada por Márcio Sobral. Confiram:

O que você poderia contar sobre sua nova coleção em parceria com a Breton?

Lançamos agora a Poltrona Galega. A peça acompanha também um pufe para apoio de pés. Ela apresenta uma mistura de matérias evidente, metal madeira e palhinha.

Quais foram suas referências?

Eu gosto de despertar uma memória afetiva nos meus desenhos. E a palha indiana é um material que além de trazer uma referência histórica muito forte, marcou muito o meu primeiro contato com o mobiliário. Ela me leva de volta pra casa onde eu nasci, e pra primeira cadeira que eu lembro de estar sentado. A peça chama “Galega”. Galego é como o povo nordestino chamava (ainda chama, talvez), os sulistas. Historicamente os europeus, polacos, loiros, enfim… Como a peça traz essa mistura dos materiais (assim como o povo brasileiro, que é todo miscigenado) e tem a palha clarinha como um elemento tão presente, adotei esse nome.

Como você as definiria?

As peças são um conjunto, mas funcionam bem separadas também. Para mim a poltrona tem um potencial estético muito forte, mas creio que seja no uso que ela realmente se revele.