A nutricionista Bárbara Dias iniciou semana passada os atendimentos pela internet. Após suspender os atendimentos presenciais por 30 dias, em decorrência das medidas de contenção do coronavírus, Bárbara tem ressaltado o papel central que a alimentação vai ocupar durante os dias de quarentena. “A nutrição pode e deve ser uma ajuda fundamental. Uma alimentação saudável e equilibrada, além de diminuir a ansiedade, ajuda no reforço do sistema imunológico. Além disso, nosso acompanhamento não pode parar”, nos diz. Bárbara passa a conduzir os atendimentos online após o Conselho Federal de Nutrição (CFN) ter flexibilizado uma das resoluções, facultando aos nutricionistas o acompanhamento nutricional pela internet.
Ela conta que os pacientes têm relatado que nesse período de isolamento social, quando começam os princípios de ansiedade, medo e preocupação, há uma transferência e um desconto na alimentação. “Todos nós estávamos seguindo uma rotina, e a quebra dela traz uma ociosidade muito grande. Com isso, acaba acontecendo um descontrole alimentar”, observa. Para ela, o momento pede que criemos novos hábitos: “Temos que buscar novas atividades, realizar cursos e especializações online, fazer aquilo que não tínhamos tempo de fazer”.
A demanda das consultas virtuais seguem praticamente o mesmo ritmo das presenciais: “Já ofereço aos meus pacientes uma assistência full time, 24 horas, então esse contato online já temos, apenas foi intensificado. Além disso, ampliamos nosso leque e damos dicas diversas, desde a modificação alimentar até os aplicativos de celular que contêm treinos que podem ser feitos em casa”, finaliza.