Carol Barreto. Foto: Divulgação.

CASACOR, maior mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas, está em andamento com a sua 27ª edição na Bahia, sob o tema “Corpo & Morada”, reunindo 37 profissionais que emprestaram o seu olhar singular para a criação de espaços exclusivos. Entre eles está a arquiteta Carol Barreto, que participa da mostra pela segunda vez. Em um bate-papo com o Anota Bahia, ela discorreu sobre suas inspirações na criação do ambiente que leva sua assinatura, o ‘Living Amare’ e sobre os trabalhos que têm marcado sua trajetória, no sul do estado.

“O mais importante é fazer parte de um elenco de peso”, inicia Carol Barreto, enfática. “Essa edição, inclusive, está incrível! Fazer parte da CASACOR  Bahia, traz uma visibilidade gigantesca para o escritório, tanto aqui em Salvador como no sul da Bahia”, analisa ela, ao detalhar sobre a concepção do espaço que nasceu sob a sua batuta, o ‘Living Amare’, assim como as inspirações que são representadas materialmente. “Inspirado no círculo de amor familiar, esse é um espaço que motiva o pertencimento, onde os familiares se reúnem com aconchego e estimulam a socialização, reconectando-se. Criam e relembram memórias preciosas”, pontua.

Quanto ao mobiliário, que conta com itens da Breton Salvador, ela adianta que cada peça foi cuidadosamente selecionada de acordo com seu apreço. “Os móveis orgânicos, a marcenaria em tons claros e a iluminação suave, são lembretes de amor e tranquilidade, que despertam uma sensação de paz e convidam os visitantes a se reunirem e desfrutarem de momentos relaxantes, compartilhando sonhos e conversas nostálgicas cheias de significado”, reflete. “É um espaço que você pode levar facilmente para casa. O diferencial é  tocar a alma e o coração através de um amor real com cada peça e obra de arte, escolhidas com seu significado”, disse.

Sobre a curadoria do mobiliário, a arquiteta revelou ser fã da designer paulista Luísa Moysés, que integra o time da Breton. Nesta edição, ela destaca a mesa de centro “Calma”, do lançamento Borogodó da Breton, que se tornou o princípio de todo o seu layout. “Decidi deixar o espaço todo na cor nude para que as peças inseridas se destacassem, deixando o living com muita personalidade. Eu gosto de escolher peças que tenham significado e impacto. Peças marcantes que façam daquele espaço um lugar único”, pontua. A profissional ainda explica que trouxe a proposta de um design biofílico, marcado pela integração com a natureza e a utilização de plantas. “Gosto de escolher artistas que toquem a minha alma, e quando fiz o convite ao baiano Melo Bastos para fazer parte desse ambiente, ele fez questão de ir lá no sul do estado, mais precisamente em Trancoso e tirou uma foto linda na Praia do Espelho. A sensação do portal é que nos leva a transcender além das nossa realidade”, conta ela.

Por falar em Trancoso, Carol Barreto possui um trabalho consolidado na região sul da Bahia. Durante a conversa, não podíamos deixar de questionar a ela como esse processo começou. “A minha trajetória na região começou no período de férias de 2016. Primeiramente contemplei o lugar como uma beleza natural fora do comum. Já em 2017, percebi um espaço propício para criação de projetos, por ser uma cidade que não para  de crescer, e tem a natureza com todo seu esplendor como plano de fundo. Comecei desenvolvendo pequenos projetos na região, e com muito trabalho e dedicação, isso resultou em trabalhos elaborados e diferenciados, respeitando o entorno, e assim o meu ofício passou a ser reconhecido no local”, finaliza ela.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.